Esta quinta-feira, dia 27 de abril, Espanha acordou com uma notícia bombástica: o rei Juan Carlos terá tido, supostamente, uma quarta filha, mais nova que as infantas Elena e Cristina e que o rei Felipe VI, fruto de uma relação extraconjugal.
A notícia foi avançada pelo jornal El Confidencial e baseada no livro “King Corp. El imperio nunca contado de Juan Carlos I”, que será publicado no próximo dia 8 de maio e é da autoria dos jornalistas José María Olmo e David Fernández. A obra fala sobre vários temas da vida de Juan Carlos, como negócios, amizades e uma suposta filha bastarda.
Ainda que não tenha sido revelada a identidade da mulher, a publicação adiantava que ela teria nascido entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, que se chamava Alejandra, pertencia à aristocracia, era casada, tinha um filho e trabalhava com o mundo da moda, tendo colaborado com diversas marcas. Informações suficientes para que a imprensa espanhola rapidamente considerasse que a filha ilegítima de Juan Carlos é Alejandra de Rojas Palacios, uma vez que o seu perfil encaixa na perfeição com a descrição.
Alejandra de Rojas é filha dos falecidos condes de Montarco, Eduardo de Rojas y Ordóñez e Charo Palacios. O El Confidencial avançava ainda que a quarta filha do rei emérito era fruto de uma relação com uma mulher ligeiramente mais velha do que ele, o que encaixa com a idade da condessa de Montarco, que morreu em 2016.
A aristocrata, de 42 anos, é um nome bastante presente na imprensa cor-de-rosa em Espanha. Dedica-se principalmente ao mundo da moda, trabalhando como modelo e sendo imagem de numerosas marcas de luxo de roupa e joias. Move-se na alta sociedade madrilena e utiliza as redes sociais para promover o seu trabalho, mas também para mostrar um pouco da sua vida pessoal.
O El Confidencial refere ainda que este é um segredo do qual a família real tem conhecimento há várias décadas. No entanto, Alejandra só terá sabido que era filha do rei de Espanha quando era adolescente, uma vez que, de acordo com a publicação espanhola, o rei tinha medo que o filho, Felipe, e Alejandra se conhecessem e se apaixonassem sem saberem que eram irmãos, uma vez que se movimentavam nos mesmos meios.
A partir do momento em que descobriu quem era o seu verdadeiro pai, Alejandra terá começado a ter uma discreta relação com Juan Carlos, que se manterá até à atualidade, mas da qual nunca falou publicamente.
Alejandra de Rojas vive com o marido, Beltrán Cavero, e o filho numa casa de campo, a Quinta de Mirabel, nos arredores de Toledo. Apesar de viver um pouco afastada da capital, viaja com frequência para Madrid, onde se move essencialmente no bairro de Salamanca.
De salientar que após ter sido divulgada a notícia, o jornal El Mundo contactou o rei Juan Carlos, que se mostrou surpreendido, mas desmentiu as informações, dizendo que não tem “nenhuma filha chamada Alejandra”.