Os reis de Espanha ofereceram na noite desta quarta-feira, dia 3 de maio, um jantar de gala ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e à primeira-dama, Verónica Alcocer, um evento que decorreu no Palácio Real de Madrid.
À chegada foi possível ver que o mandatário colombiano cumpriu a sua promessa de não usar fraque. Apesar de fazer parte do ‘dress code’ indicado para estas ocasiões, o presidente já tinha dito que não iria vestir fraque, uma vez que considera que essa peça de vestuário representa as elites e a antidemocracia. Assim, Gustavo Petro chegou ao palácio vestindo fato e gravata, tal como os restantes membros da sua delegação. No entanto, não recusou usar o colar da Ordem de Isabel, a Católica, uma das mais importantes de Espanha.
Quem cumpriu com a etiqueta foi a primeira-dama, que optou por um vestido comprido, seguindo as diretrizes da Casa Real. Verónica Alcocer elegeu um vestido com capa azul e decote em V, sobre o qual levava também a Ordem de Isabel a Católica. As restantes mulheres da delegação colombiana também respeitaram as normas do protocolo e usaram vestidos compridos.
Já o rei Felipe VI vestiu um fraque, sobre o qual levava o grande colar da Ordem de Boyacá, que lhe foi outorgado pelo ex-presidente Santos durante a sua visita de Estado em fevereiro de 2015. Além disso, usava ainda o emblema do Tosão de Ouro, a mais importante ordem espanhola, da qual fazem parte a grande maioria dos monarcas europeus e também a princesa herdeira, Leonor.
Por seu lado, a rainha Letizia optou por um vestido comprido vermelho, de Carolina Herrera, que completou com uma tiara floral.