Depois do look vencedor escolhido por Letizia para receber o presidente da Colômbia, Gustavo Francisco Petro, e a primeira-dama, Verónica Alcocer, a expetativa era muita para perceber qual a indumentária escolhida pela rainha para o jantar de gala que os reis de Espanha ofereceram aos seus convidados na noite de ontem, dia três. E, uma vez mais, não desiludiu. O vestido vermelho e a tiara floral de Letizia em noite de gala marcaram indubitavelmente este evento, onde a rainha voltou a destacar-se pela sua elegância indiscutível.
Letizia recuperou a sua cor de eleição, o vermelho, e estreou um vestido que, embora simples, era perfeito para a ocasião. Com alguns detalhes de pequenos folhos na cintura e nos ombros, este vestido justo com saia evasé tornou-se ainda mais especial pelas joias com que a rainha o adornou.
De facto, foram as joias da família real espanhola que brilharam nesta noite em que o Palácio Real de Madrid se voltou a vestir de gala, algo que já não acontecia desde o ano passado. Para esta ocasião, Letizia recuperou uma das suas tiaras preferidas, a tiara floral de Mellerio. Esta peça tão especial é feita com diamantes e foi oferecida à rainha Sofia pelo ditador Franco em nome do povo espanhol, por ocasião do seu casamento com o rei Juan Carlos I. A origem desta tiara remonta aos finais do século XIX, sendo que também pode ser usada como gargantilha. Desta feita, contudo, Letizia optou por colocá-la como uma diadema, num visual onde deixou o cabelo solto.
A tiara floral não foi, porém, a única joia que brilhou neste visual. Isto porque Letizia optou por prender a faixa da ordem colombiana de Boyacá com um alfinete que nunca tinha usado. Trata-se de uma peça em forma de laço feita com diamantes e que pertenceu à regente Maria Cristina da Áustria. Foi herdada por Alfonso XIII que, por sua vez, a deixou ao seu filho, don Juan. Foram diversas as ocasiões em que a condessa de Barcelona a usou nos seus visuais, sendo que a rainha Sofia escolheu este alfinete específico para o casamento dos agora reis Felipe e Letizia, em 2004.