A coroação dos reis Carlos III e Camilla acontece já este sábado, dia 6 de maio, e apesar de o casal real ser o centro das atenções neste dia histórico, há outros membros da família que também terão papéis de destaque, por diferentes motivos.
Príncipe William
O filho mais velho de Carlos III será o único membro dos Windsor a ter voz durante a celebração. O príncipe de Gales vai ajoelhar-se em frente ao pai e prometer-lhe lealdade. “Eu, William de Gales, juro-te lealdade, fidelidade e dedicação, e servir-te-ei como fiel vassalo. Com a ajuda de Deus”, dirá o herdeiro da Coroa britânica, palavras semelhantes às que foram pronunciadas pelo seu avô, o príncipe Philip, durante a coroação de Isabel II.
Príncipe George
O segundo na linha de sucessão ao trono também terá um papel de protagonista na coroação do avô. Aos nove anos, o filho mais velho dos príncipes de Gales acompanhará o rei como pajem e segurará no manto do soberano à entrada e à saída da Abadia de Westminster.
Princesa Kate
A nova princesa de Gales, que futuramente será rainha, será outra das protagonistas da cerimónia, ainda que não tenha um papel concreto, já que todas as atenções devem recair sobre a rainha Camilla. Espera-se que a princesa ocupe a primeira fila na Abadia e que se sente ao lado dos filhos mais novos, a princesa Charlotte e o príncipe Louis.
A família da rainha
Não se pode dizer que a família Parker-Bowles tenha tido, até agora, um papel exatamente secundário, mas a verdade é que também não têm tido muito protagonismo, uma situação que vai mudar já este sábado, dado que três dos cinco netos da rainha serão seus pajens, assim como o seu sobrinho neto. Além disso, na cerimónia estarão também presentes – possivelmente num lugar de destaque – os dois filhos de Camilla, Tom e Laura, e, de acordo com o The Times, o ex-marido da rainha, Andrew Parker-Bowles.
Os príncipes Harry e André
Considerados os ‘problemáticos’ da família, a Casa Real britânica sabe que Harry e André serão focos de atenção por parte da imprensa. Ainda que por motivos bastante distintos – André pela sua ligação ao escândalo do ‘caso Epstein’ e Harry por ter decidido afastar-se dos deveres reais – o local onde se vão sentar e a atitude que terão durante o evento serão, sem dúvida, temas de interesse.