Logo que foi anunciada a data da sua coroação, 6 de maio, Carlos III, que se tornou rei no dia 8 de setembro, data da morte da mãe, fez saber que será uma cerimónia muito mais discreta do que o foram as coroações em Inglaterra ao longo de mais de mil anos. Apesar de estar previsto que se cumpram algumas das tradições milenares, como a unção com óleos sagrados e a imposição da coroa de St. Edward, do orbe e dos cetros, também terá a simplicidade que se espera nos dias de hoje, entre outras razões para evitar demasiado despesismo.
Soube-se, entretanto, que o dress code masculino é o fato e gravata, pelo que se prevê que também as senhoras se vistam de forma informal, mas usando chapéus, o que retirará muita pompa à cerimónia. Ainda assim, Camilla, a quem será imposta a belíssima coroa da rainha Mary, datada de 1911, deverá ir de vestido comprido, e é muito provável que Kate, na condição de futura rainha, também o faça. Mas, segundo a popular estilista britânica Miranda Holder, a princesa de Gales enfrenta um difícil dilema: manter o seu estilo elegante e, ao mesmo tempo, ser discreta o suficiente para não ofuscar nem a rainha, nem o rei, naquele que é o grande dia destes.
Naturalmente, só no próprio dia este “segredo” muito bem guardado será revelado, mas, segundo a estilista, é possível que Kate opte por um tom escuro, já que Camilla irá certamente com um tom luminoso, que à partida deveria ser branco, mas que, com a sua predileção pelo azul, também poderá ser nesta cor. E escolheu o seu amigo Bruce Oldfield, que era também um dos estilistas de eleição da princesa Diana, para o desenhar.
Uma coisa é certa: Kate não deverá usar decotes nem modelos ou tecidos demasiado chamativos e, segundo Miranda Holder, é possível que opte por vestir Jenny Packham ou Alexander McQueen, marcas a que recorre regularmente para os grandes momentos. Já no que diz respeito a joias, é natural que opte por algumas das peças mais vistosas da coleção real e, segundo a estilista, é provável que escolha a tiara Lover’s Knot, que a princesa Diana usou muito e que é também uma das preferidas da nova princesa de Gales.
A hipótese de usar uma coroa estará posta de parte, uma vez que William ainda não foi oficialmente investido como príncipe de Gales, o que deverá acontecer em breve.
A simplicidade que se espera das toilettes para este dia desmoralizou alguns dos aristocratas do reino, pois ao longo dos séculos os nobres não só usavam coroas como vestes de grande cerimonial, o que incluía mantos de veludo e arminho. E, a esse respeito, a coroação poderá ser uma surpresa, pois tanto Carlos como Camilla poderão abdicar também dos sumptuosos mantos, ao contrário de Isabel II, que não só na coroação, mas também nas cerimónias de abertura do Parlamento, não abdicava desta peça, que dá um toque verdadeiramente grandioso ao visual de um monarca.