Rainha da Dinamarca deixa de fumar aos 83 anos. Após mais de 66 anos com este hábito, a monarca abandonou os cigarros como preparação para a operação às costas a que foi submetida em fevereiro. A informação foi avançada pela revista Her&Nu e confirmada pela Casa Real dinamarquesa.
Ao que tudo indica, Margarida da Dinamarca terá seguido os conselhos dos médicos, de modo a reduzir os riscos da operação, nomeadamente infeções, problemas pulmonares ou cicatrização demorada da ferida deixada pela cirurgia.
No início do ano, numa entrevista, a monarca dizia que, tendo em conta a sua idade, já não pensava deixar de fumar. “Agora que sou tão velha já não importa“, dizia. Porém, parece que os profissionais de saúde a conseguiram fazer mudar de ideia.
Recorde-se que o falecido marido de Margarida, Henrik, deixou de fumar após ser diagnosticado com cancro do pulmão, em 1997. Após ter recuperado da doença, manteve-se firme na decisão e não fumou mais. Também os pais da rainha eram fumadores e, segundo esta, chegaram mesmo a oferecer-lhe um cigarro. Margarida tinha 17 anos quando começou a fumar.