Se dúvidas existissem sobre o que levou o então príncipe herdeiro do trono de Espanha a eleger uma plebeia para futura rainha, a troca de olhares entre Letizia e Felipe VI que está a dar que falar espelha bem o sentimento que os une há quase 20 anos.
A imagem, captada durante a entrega dos Prémios Internacionais de Jornalismo no dia 17 de julho em Madrid, mostra uma troca de olhares cúmplices entre o casal, cujos destinos não era suposto terem-se cruzado. Educado para ser rei e, como tal, para se unir a alguém de sangue azul, o filho de Sofia e Juan Carlos de Espanha apaixonou-se por uma jornalista plebeia e divorciada e exigiu casar-se com ela.
E muitos foram aqueles que vaticinaram um rápido fim para o casamento, celebrado na Catedral de Almudena, em Madrid, a 22 de maio de 2004, e do qual nasceram a princesa herdeira Leonor, de 17 anos, e a infanta Sofia, de 16.
A antiga jornalista aprendeu na perfeição o papel que tinha de desempenhar e conseguiu conquistar os mais incrédulos. Mais: conseguiu afastar o sogro, o seu maior opositor, e ter a sogra do seu lado, mesmo que a relação entre as duas possa não ser a melhor. Hoje rainha de Espanha e da elegância, já poucos se lembram das suas origens.
O olhar apaixonado de Felipe VI na foto tirada nos Prémios Internacionais de Jornalismo- e que Letizia retribui – é a prova de que o agora rei sabia que estava certo em querer casar-se por amor e não por conveniência.
Ainda recentemente, no Dia nacional das Forças Armadas, os reis de Espanha protagonizaram um momento semelhante e que depressa se tornou viral.