Eram dez da manhã quando Letizia, a rainha de Espanha, e as filhas. a princesa Leonor, de 17 anos, e a infanta Sofía, de 16, chegaram sem avisar a uma escola na ilha de Maiorca, onde a família real está a gozar férias, para fazer uma visita que deixou os funcionários “em choque”, relata a imprensa espanhola.
A escola tem a particularidade de funcionar numa quinta e integrar jovens com diversidade funcional, que não esconderam o entusiasmo quando reconheceram o trio. “Hoje recebemos a visita-surpresa da rainha e das filhas, que comprovaram o trabalho de integração e convivência de meninas e meninos com diversidade funcional e todo o carinho que pomos neste trabalho”, fizeram saber os responsáveis da escola-quinta Jovent, que funciona há 26 anos numa localidade que dista cerca de 12 quilómetros do Palácio de Marivent, que acolhe os reis durante as férias. “Foi ótimo! Agradecemos de todo coração que tenham vindo conhecer o nosso projeto e partilhar a nossa perspetiva educativa sustentável”, acrescentaram.
Os funcionários da escola que acompanharam a visita da rainha, da princesa e da infanta salientaram a atitiude de proximidade que as três demonstraram e relataram que Letizia explicou que tinha ficado curiosa com o projeto ao saber da sua existência, razão pela qual ali levou as filhas. Leonor e Sofía evidenciaram muito interesse pelos animais da quinta e conviveram animadamente com os alunos com quem se cruzaram, ao lado de quem fizeram várias fotografias.