Embora não tenha sido o conto de fadas que todos esperavam, o casamento da princesa Diana com o príncipe Carlos continua a ser um dos mais importantes e mediáticos do século XX, ainda hoje, mais de quatro décadas depois. Cada detalhe deste dia foi analisado e escrutinado até à exaustão, mas só agora foi revelado um pormenor até então escondido: havia um segundo vestido de noiva secreto que Diana nunca chegou a usar.
De acordo com Elizabeth Emanuel, uma das designers do vestido, Lady Di sentiu necessidade de ter uma opção de reserva caso o seu vestido principal, aquele com que arrebatou o mundo, fosse de alguma forma revelado antes do casamento. Como isso não aconteceu, este segundo vestido nunca foi usado. “Em alguns aspetos, era parecido com o original, e ambos tinham uma saia grande, mas tudo o resto era diferente. Era apenas uma cópia de segurança do original”, explicou Elizabeth Emanuel.
Ao que parece, o segundo vestido que a princesa Diana tinha em mente tinha um design mais minimalista e menos dramático do que o original. “O vestido foi confecionado em tafetá de seda marfim claro com detalhes bordados recortados na bainha e nas mangas. Além disso, pequenas pérolas foram costuradas no corpete”, contou a estilista. “A nossa equipa foi maravilhosa e muito leal. Tínhamos o vestido guardado todas as noites num armário de metal, que era vigiado por dois guardas, Jim e Bert. Havia sempre alguém lá, 24 horas por dia. Até colocamos fios de cores falsas nos contentores do lixo porque as pessoas estavam sempre a vasculhar e a ver o que tinham”, admitiu.