A 8 de setembro de 2022 despedimo-nos da rainha de Inglaterra, aos 96 anos. Um acontecimento que, apesar da sua longevidade, foi vivido com enorme emoção, sobretudo pelos britânicos. Hoje, Carlos III assinala 1.º aniversário da morte de Isabel II com foto inédita da rainha e mensagem especial.
“Ao assinalar o primeiro aniversário da morte de Sua Majestade e da minha Ascensão, recordamos com grande afeto a sua longa vida, o seu serviço dedicado e tudo o que significou para tantos de nós.
Estou profundamente grato, também, pelo amor e apoio demonstrados à minha mulher e a mim próprio durante este ano, enquanto damos o nosso melhor para estar ao serviço de todos vós.”, afirmou o rei Carlos III, que escolheu uma foto da mãe da sua coleção particular.
Recorde-se que Isabel II partiu, pacificamente, há um ano, na sua residência de férias em Balmoral, na Escócia – que era, sem dúvida, o seu local favorito -, rodeada da sua família mais próxima e dos seus cães, os famosos Corgis. A rainha tinha uma enorme adoração por esta raça e escrevia mesmo cartas ao seu staff responsável pelos seus amigos de quatro patas para que nada lhes faltasse.
Por estes dias em Londres, houve mesmo uma “concentração” espontânea de de Corgis para assinalar o 1.º aniversário da rainha preferida dos britânicos.
Uns meses depois da sua morte, mais precisamente a 6 de maio deste ano, Carlos III foi coroado rei, um acontecimento que marca a história do século XXI e que foi celebrado de forma especial por todo o Reino Unido. Este parece ter sido também o mmento em que os britânicos fizeram, em definitivo, as pazes com Camilla Parker-Bowles, e aceitado a sua nova rainha.