É o primeiro enlace real da monarquia portuguesa há mais de 25 anos, desde que Portugal assistiu ao casamento de D. Duarte Pio e Isabel de Herédia, e a expetativa é crescente em relação ao próximo dia sete de outubro. Os detalhes que se começam a saber sobre o casamento da filha dos duques de Bragança levantam um bocadinho o véu sobre este dia, que promete ficar para a História.
A cerimónia que irá unir Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins vai acontecer no Palácio Real de Mafra, pelas 15 horas, e contará com mais de 1200 convidados. Desta lista constam personalidades de destaque da vida social e política, tanto nacionais como internacionais, onde se incluem membros de várias famílias reais de todo o mundo.
De acordo com a Real Associação de Lisboa, “este acontecimento merece ser festejado”, pelo que, com “com o seu Núcleo do Oeste, estão a preparar uma grande festa popular no Terreiro fronteiro à Basílica, aberto a todos quantos se queiram associar a este memorável acontecimento”.
O casamento, que terá transmissão televisiva, vai poder ser acompanhado através de dois ecrãs gigantes instalados na praça, para quem quiser estar mais próximo do evento. Aqui irá acontecer “um colorido programa de animação popular com a participação de ranchos folclóricos e outros grupos das diferentes regiões do país, sem esquecer o repicar dos carrilhões”, partilha a Real Associação de Lisboa.
D. Duarte Pio, através da sua página oficial de Facebook, abriu, de facto, o convite à população, escrevendo: “Convidamo-lo a vir a Mafra testemunhar ao vivo com os seus familiares este momento histórico, que queremos que prestigie nacional e internacionalmente a Casa Real Portuguesa“.