Foi há quase um mês que a princesa Leonor entrou na Academia Militar de Saragoça, cumprindo a tradição da família real espanhola, e iniciando, assim, a sua formação militar no Exército. Neste período, a filha dos reis de Espanha já cumpriu diferentes etapas, tendo completado uma muito importante – o módulo básico de treino do combatente. O significado da nova boina militar da princesa Leonor de Espanha está precisamente relacionado com esta etapa, tendo ela e os seus colegas cadetes recebido a boina grancé.
Esta é uma boina vermelha e atesta que quem a usa já é combatente do Exército. Para isso, Leonor teve que atravessar a pista de combate, sair do acampamento María Cristina entoando versos de Pedro Calderón de la Barca, um dos maiores dramaturgos espanhóis, e atirada para a piscina com o uniforme, a mochila e todo o equipamento militar. Além disso, esta fase também inclui marchas, passeios topográficos, exercícios de tiro com espingarda e pistola num simulador, exercícios de tiro real com diversas armas individuais e coletivas, treino individual de combate… Tudo feito em ambientes diurnos e noturnos, independentemente das condições meteorológicas.
Daqui a uma semana, a herdeira ao trono irá viver outro momento importante, com a entrega dos sabres, cerimónia emblemática de introdução à vida militar que simboliza a obtenção do título de senhora cadete. E será no dia sete de outubro que Leonor fará o juramento de bandeira. Nessa altura, a princesa irá avançar automaticamente para o segundo ano, tendo em conta que foi elaborado um plano de estudos específico para Leonor, para que possa fazer dois anos de formação em apenas um.