Depois da cerimónia celebrada por D. Manuel Clemente, na Basílica de Mafra, e após partilharem um enorme bolo com as centenas de pessoas que se juntaram fora do Palácio para testemunhar a sua união, Maria Francisca e Duarte de Sousa Araújo Martins juntaram-se aos convidados num cocktail servido nos claustros do convento.
Também nesta ocasião foi servido o segundo bolo, também confecionado pelo chef Hélio Loureiro, com cinco andares, 130 quilos, recheio de ovos moles e nozes, e com incrustações de corações em filigrana de prata de Gondomar da autoria do joalheiro José Soares.
Durante este momento mais descontraído, Maria Francisca de Bragança partilhou com a TVI as primeiras emoções: “Estou emocionada e muito feliz. Estou radiante.” Também Duarte de Sousa Araújo Martins falou ao canal de Queluz de Baixo. “É indescritível. Só quero agradecer a todos o carinho e o cuidado que têm tido connosco”, disse, fazendo ainda menção às pessoas que os quiseram ver: “Foi muito emocionante e comoveram-nos muito.”
Depois deste momento, os noivos e alguns convidados seguem para casa de família, em São Pedro de Sintra, onde será servido um jantar.