O próximo domingo, 15 de outubro, é dia de festa para a família real dinamarquesa. Em contagem decrescente para o 18.º aniversário do príncipe Christian da Dinamarca, acertam-se os últimos detalhes para o jantar de gala que juntará vários nomes da realeza europeia.
A data marca ainda o muito aguardado reencontro entre o príncipe Joaquim e o irmão, Frederico, bem como as respetivas mulheres, Marie e Mary. A relação entre os dois irmãos sempre foi polémica, tendo-se agravado após a rainha Margarida ter retirado títulos aos quatro filhos do primeiro, algo que o terá magoado “profundamente“.
Desde que a monarca tomou esta decisão, os irmãos só se viram em dois momentos: no tradicional jantar de gala de Ano Novo, em 2022, e no crisma do filho mais velho de Marie e Joaquim, Henrik, no passado mês de maio. Apesar de tudo, não houve registos das duas famílias juntas nesta última cerimónia.
Na altura, o jovem terá dito que o maior presente pelo crisma tinha sido ver a “família e amigos juntos no mesmo lugar“. Embora não tenha referido diretamente a polémica dos títulos, foi impossível não pensar no conflito após as palavras de Henrik.
Agora, o 18º aniversário de Christian “obrigará” Marie e Joaquim a viajar desde os Estados Unidos da América, onde vivem atualmente, até à Dinamarca, onde se reunirão com a família, cinco meses depois. Resta saber se, desta vez, haverá alguma fotografia dos dois casais juntos, como uma espécie de “tréguas” na disputa que parece não terminar.
De recordar que, apesar de o dia de aniversário do príncipe ser só no domingo, as celebrações começam logo no sábado, 14, a partir das 17h00, altura em que chegam os primeiros convidados para o jantar de gala no Castelo de Christiansborg.