Letizia foi recebida por uma multidão em “casa”. Oviedo é a sua terra natal e é também o local onde decorre a cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias. No concerto de ontem à noite, no Auditório do Centro de Congressos Príncipe Felipe, a rainha estava radiante, visivelmente feliz por estar na cidade onde nasceu. Letizia mostrou-se bastante afetuosa com os seus conterrâneos e até teve uma conversa com um rapaz que, segundo ele contou à imprensa espanhola, estuda na escola que ela própria frequentou.
De fato, há muito que a monarca não surgia tão feliz. Antes de entrarem no auditório, e enquanto os aplausos soavam ao som das gaitas de foles, o rei e a rainha, bem como as filhas de ambos, foram conversando de forma descontraída com todos os presentes.
E foram muitos os que se deslocaram para ver de perto a família real. A monarca acabou por ser o elemento da família que mais de destacou. Não parou de rir e de sorrir. E não há dúvida de que estava particularmente desejosa de regressar a Oviedo.
A princesa Leonor, que celebra 18 anos a 31 de outubro, sente-se muito próxima às Astúrias e a verdade é que Letizia tem tudo a ver com essa ligação. “As Astúrias são a terra da minha mãe, a rainha. Tenho sangue asturiano”, disse no seu primeiro discurso nos prémios que têm o seu nome.
Por outro lado, é muito importante para o povo asturiano que a família real assista, ano após ano, aos Prémios Princesa das Astúrias, e que se entusiasme com presença da família real nas suas terras. A monarca quis retribuir um pouco desse afeto, passando algum tempo com todos os que, de alguma forma, quiseram estar presentes no concerto.
Durante, algum tempo o rígido protocolo foi colocado de lado para que a família mais importante de Espanha pudesse mostrar o lado mais pessoal. À saída do concerto, a rainha ainda cumprimentou as pessoas que aguardavam à porta do recinto, apesar da chuva e das baixas temperaturas que se sentiam.