O príncipe Carl Philip, da Suécia, não vive apenas com compromissos institucionais que a casa real o obriga a cumprir. O filho dos reis Carl Gustaf e Sílvia fundou, em 2012, a empresa Bernadotte & Kylberg com a qual o aristocrata diz querer “tornar o mundo um lugar melhor”.
Trata-se de uma agência de design em que o príncipe, ao lado o sócio Oscar Kylbergse, 51, trabalham em projetos de moda.
Há duas semanas, a empresa lançou uma nova coleção têxtil marcada pelo estilo de vida nórdico em que o principal objetivo é que as peças passem de geração em geração.
A proposta inclui lenços de seda coloridos, lenços de lã e mantas. Todas as peças trazem estampadas as iniciais B&K, correspondentes aos sobrenomes dos criadores. As peças estavam previstas para serem colocadas à venda em 2022, coincidindo com o décimo aniversário da empresa, contudo a dupla de criadores optou por deixar o tempo seguir seu curso, sem forçar os processos de criação.
Os primeiros produtos lançados pela marca, há onze anos, foram as tigelas de grés colorido próprias para o forno. São peças com versões para toda a família: desde estilos sóbrios para adultos, até designs com cabeças e pernas de animais para as crianças. Desde então criaram copos de vinho, talheres, óculos de sol, casacos de penas, castiçais… Algumas destas criações são o resultado de colaborações com marcas de grande prestígio na Escandinávia como Georg Jensen, Stelton, Zwiesel e Hästens.
Carl Philip e Oscar Kylbergse conheceram-se através de um amigo comum e perceberam que têm muitas coisas em comum. Além dos interesses e de uma visão empresarial muito semelhante, ambos foram alunos da Forsberg’s, uma prestigiada escola em Estocolmo para formação em design gráfico e publicidade.
Carl Philip é casado com a princesa Sofia Hellqvist e têm três filhos em comum: Alexander, de seis anos, Gabriel, de quatro, e Julian, de um.