A rainha Sofía de Espanha, chora em público e é obrigada a fazer uma pausa no seu discurso por mais do que uma ocasião. Na sexta-feira, dia 27, a emoção tomou conta da rainha emérita durante a homenagem ao seu grande amigo Emilio Lora-Tamayo, um premiado cientista espanhol, que foi nomeado reitor honorário da Universidade Camilo José Cela. A assistência ao ver a rainha tão emocionada, e incapaz de prosseguir o seu discurso, não teve dúvidas em aplaudi-la fortemente mostrando assim o seu apoio à mãe do rei Felipe VI.
Mostrar as emoções em público, sobretudo lágrimas, é algo muito raro para um membro da família real espanhola, por isso esta emoção da rainha emérita de Espanha depressa se transformou em notícia.
De salientar que estes dias estão a ser de grandes emoções para a rainha Sofía. Depois de ter não ter assistido ao juramento de bandeira da princesa Leonor, a rainha emérita também não deverá estar entre os membros da família real que presenciam, já no dia 31 deste mês, o juramento da Constituição perante as Cortes da primeira na linha de sucessão. De acordo com a imprensa espanhola, estas ausências em momentos importantes da vida da neta são entendidas pela rainha Sofía, que respeita a decisão do filho de a afastar destes atos oficiais, mas deixam-na triste.
Com a celebração do 18.º aniversário da princesa Leonor, a rainha viverá também um momento especial, ao que tudo indica feliz, uma vez que está previsto que toda a família – incluindo os membros que vivem fora de Espanha, como o rei Juan Carlos e a infanta Cristina – se reúna no Palácio de El Pardo, em Madrid, numa festa inesquecível. Um acontecimento certamente importante e muito desejado pela rainha Sofía, que é conhecida publicamente pela sua dedicação à família.
Muitas emoções à flor da pele vividas por estes dias pela mãe de Felipe VI, que somadas à solenidade do ato, à delicada saúde do homenageado e às recordações dos tempos felizes vividos ao seu lado – como a rainha fez questão de salientar durante o seu discurso –, podem explicar o transbordar das emoções em público por parte de Sofía de Espanha.