Elegantes e sofisticadas mas sem retirar o protagonismo à princesa das Astúrias. Foram assim as escolhas sustentáveis de Letizia e Sofía no grande dia de Leonor, que faz hoje 18 anos e jurou a Constituição espanhola.
Apesar da importância do dia, a rainha não estreou nenhum vestido e optou por reciclar um elegante modelo midi em azul-petróleo da coleção outono/inverno 2013/2014 de Carolina Herrera, com decote em forma de lágrima, mangas e cintura com efeito drapeado e decorado nos ombros com uma aplicação de flores em lantejoulas. A primeira e única vez que o usou foi em outubro de 2022, numa visita à Alemanha.
Letizia, que usou um bonito apanhado no cabelo, completou o visual com uma carteira na mesma cor da Magrit e sapatos nude. Como acessórios, usou os brincos em ouro branco e diamantes da Bvulgari, que a princesa Leonor usou na sua versão completa com uns pendentes em água-marinha, na última edição do Prémio Princesa das Astúrias, a 20 de outubro. Esta peça de alta joalharia terá sido um presente do rei Felipe VI à mulher, precisamente pela ocasião do nascimento de Leonor, há 18 anos.
Quanto à infanta Sofía, depois de algumas propostas mais arrojadas nos últimos eventos, optou por um romântico vestido-capa com padrão floral, também em azul, a cor preferida da irmã, e uma faixa preta na cintura, da marca britânica Erdem.
O mais curioso é que esta foi uma escolha absolutamente sustentável. Segundo os proprietários da plataforma Borow, cujo negócio é o aluguer de vestidos, este modelo já não está à venda porque é de uma anterior coleção e a infanta Sofia alugou-o por 268 euros. Este é o valor equivalente a quatro dias de aluguer e bem abaixo do custo original deste modelo da Erdem que era de €1.770.
A infanta Sofía, de 16 anos, inspirou-se na rainha Máxima dos Países Baixos e completou o visual com uma capa de lã preta para enfrentar os nove graus que se fizeram sentir esta manhã em Madrid.