
Foto: Casa Real
Neste dia tão especial e marcado por tantos momentos importantes e solenes, a princesa Leonor não escondeu o entusiasmo, alegria e emoção depois de ter recebido das mãos do pai, o rei Felipe VI, o Colar da Real e Distinta Ordem de Carlos, numa cerimónia no Palácio Real, em Madrid.
Perante o olhar orgulhoso dos pais e da irmã, a Princesa das Astúrias discursou de forma segura e lembrou o seu compromisso com Espanha. Eis algumas das declarações mais impactantes do discurso da princesa herdeira:

Foto: Casa Real
“Ao completar hoje 18 anos e atingir a maioridade, prestei o juramento previsto na nossa Constituição. Jurei cumprir fielmente as minhas funções, defender a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas e ser fiel ao Rei”.
“Comprometi-me solene, formal e publicamente com os nossos princípios democráticos e valores constitucionais, que assumo plenamente. E assumi perante as Cortes Gerais uma grande responsabilidade para com Espanha, que espero cumprir com a maior dignidade e o melhor exemplo”.

Foto: Casa Real
“Prestei também um juramento de fidelidade ao Rei. Não só à sua pessoa, mas também ao que a Coroa simboliza e representa: a unidade e a permanência de Espanha. Recordo-me muito bem do que o meu pai, o Rei, me disse quando me impôs o Tosão de Ouro: “Serás permanentemente guiado pela Constituição, cumprindo-a e observando-a, servirás a Espanha com humildade consciência da sua posição institucional”. São palavras que terei sempre muito presentes”.
A partir de hoje, devo-me a todos os espanhóis, a quem servirei sempre com respeito e lealdade. Não há maior motivo de orgulho. Neste dia importante – que recordarei sempre com emoção – peço-vos que depositem em mim a vossa confiança, tal como eu deposito toda a minha confiança no nosso futuro, no futuro de Espanha.”.
Esta emotiva manhã, que levou muitos espanhóis à rua para assisir ao desfile militar e à passagem da família real, terminou com um almoço para celebrar a tomada de posse da Princesa das Astúrias na Constituição espanhola, na Sala de Gala do Palácio Real de Madrid.