Depois da calorosa receção no aeroporto de Copenhaga, a rainha Margarida da Dinamarca oferece jantar de gala em honra dos reis de Espanha, no Castelo de Christiansborg, que acolheu um magnífico desfile de vestidos de noite, joias e tiaras.
Esta é a primeira vez que Letiza e Felipe VI visitam a Dinamarca desde que assumiram o trono de Espanha, em 2014. Trata-se de uma viagem que visa estreitar – ainda mais – os laços entre os dois reinos, sendo que Filipe VI é, aliás, padrinho do príncipe Vincent, de 12 anos, um dos quatro filhos dos príncipes Mary e Frederico da Dinamarca e a rainha Margarida é irmã de Ana Maria da Grécia, tia materna de Filipe.
Antes do jantar, Margarida da Dinamarca – que é desde a morte de Isabel II, a 8 de setembro de 2022, a mais antiga rainha da Europa -, acompanhada pelos príncipes herdeiros e pelos reis de Espanha, cumprimentaram pessoalmente todos os convidados. Entre eles, além de representantes do governo dinamarquês, algumas figuras emblemáticas da sociedade dinamarquesa e ainda diretores de grandes empresas de ambos os países.
Do menu do jantar, servido no Salão Nobre, constava soufflé de liguado com legumes à la Barigoule, coxa de gamo de Trend com timbale de couve, cerejas de Graasten e molho grand eveneur, tarte de cogumelos com agrião Esrum So e bolo Concord.
No seu discurso, Felipe VI recordou exatamente essa boa relação e realçou até o facto de ambas as famílias terem celebrado recentemente o 18.º aniversários dos filhos mais velhos: primeiro, o príncipe herdeiro da Dinamarca, a 15 de outubro, e depois a princesa herdeira espanhola, a 31 de outubro.
“É também uma fonte de alegria partilhada o facto de estarmos a testemunhar quase em paralelo o importante marco da maioridade do príncipe Christian e da princesa Leonor. Eles são a nova geração que representa a continuidade do empenho das duas monarquias parlamentares, respetivamente, na sua nação, no seu povo e na sua democracia, no seio da União Europeia”, referiu o rei de Espanha.
E cumprindo a tradição, durante a tarde de ontem na receção no Palácio de Amalienborg, a rainha condecorou Letizia e Felipe VI com a Ordem do Elefante, a mais antiga da Ordem Real de Cavalaria dinamarquea, e que o príncipe Christian recebeu no dia do 18.º aniversário.
Veja as imagens do jantar de gala!