Em Singapura sem Kate, o Príncipe de Gales chamou a si todas as atenções na passadeira “verde” nos prémios Earthshot, uma iniciativa do primogénito do rei Carlos III, que pretende premiar o trabalho daqueles que mais se preocupam com o meio ambiente. E o discurso inspirador do príncipe William nos prémios Earthshot, em Singapura, recebeu inúmeros elogios.
“O último ano foi um ano de grandes mudanças e de desafios ainda maiores. Um ano em que os efeitos da crise climática se tornaram demasiado visíveis para serem ignorados. E um ano que deixou muitos a sentirem-se derrotados, com a sua esperança a diminuir. No entanto, como vimos esta noite, a esperança permanece. A luz do otimismo está a brilhar nos nossos finalistas do Earthshot”, começou por dizer. .
“Expressamos a nossa mais profunda gratidão a Singapura por ter acolhido a terceira cerimónia do Prémio Earthshot. Poucos lugares demonstram tão bem como os mundos natural e urbano podem coexistir. Uma grande cidade que utiliza a tecnologia e a inovação para ajudar a reparar e regenerar o nosso planeta”, prosseguiu.
“Opto por acreditar que as gerações futuras olharão para esta década como o momento em que, a nível global, tomámos medidas coletivas em prol do nosso planeta. O momento em que nos recusámos a aceitar as vozes da negação e do derrotismo e, em vez disso, tornámo-nos os arquitectos da mudança para um mundo saudável e sustentável. Devemos às gerações seguintes trabalhar em conjunto tanto para o seu futuro como para o futuro do nosso planeta. É minha convicção que encontraremos a coragem para o fazer. Encontraremos a coragem porque nos agarraremos aos mais poderosas motivadores de todos: o otimismo e a esperança”, concluiu.
Recorde-se que os cinco vencedores, escolhidos pelo príncipe William e pelo Conselho do Prémio Earthshot – cujos membros incluem David Attenborough, Stella McCartney e Rania da Jordânia -. deste prémio recebem mais de 1 milhão de euros, que deve ser usado na investigação para encontrar novas e boas soluções a favor do ambiente e do planeta.