O filho mais velho da rainha Beatriz dos Países Baixos celebrou uma década como rei a 30 de abril, mas só agora foram divulgados os novos retratos de Máxima e Guilherme que assinalam dez anos de reinado.
São seis fotos, que foram tiradas no início de setembro por Anton Corbijn, na Sala da Galeria do Palácio de Noordeinde. Apesar da solenidade do momemto, a rainha Máxima reciclou um vestido que usou na viagem de Estado à Bélgica, no passado mês de junho.
Trata-se de um modelo de Jan Taminiau, autor de alguns dos vestidos mais marcantes da rainha dos Países Baixos, em rosa e com diversos bordados e flores em tule. Como joias, Máxima usou a impactante tiara Stuart e o seu colar House Diamond, que integram a coleção da rainha Wilhelmina. A rainha usou ainda a faixa roxa da Ordem do Leão Holandês, assim como a estrela da Grã-Cruz d Ordem da Casa de Orange.
Por seu lado, o rei, que usou um tradicional fraque, exibiu a Grã-Cruz de Cavaleiro da Ordem Militar e a estrela da Grã-Cruz da Ordem do Leão Holandês.
Uma das fotos, a preto e branco, reflete também a modernidade que Máxima, de 52 anos, e Guilherme, de 56, querem para o seu reinado. De mãos dadas, que espelha bem a cumplicidade que os une e que transparece sempre que aparecem em público juntos, a rainha vê-se ao espelho e o rei surge – ao contrário das restantes imagens – com barba.
Casados há 21 anos, são pais das princesas Amalia, que faz 20 anos em dezembro, Alexia, de 18, e Ariana, de 16.