Em Singapura a propósito dos prémios Earthshot, Príncipe William revela que rei deseja ser. Durante uma conversa com a imprensa britânica, o herdeiro ao trono explicou, de forma resumida, como se pretende destacar quando assumir o cargo que agora pertence ao pai, Carlos III.
“Quero mudar verdadeiramente as coisas“, garantiu, em primeiro lugar. “Preocupam-me muitas coisas e, anteriormente, a família colocou o foco de forma brilhante em muitas delas“, acrescentou, em seguida. Por fim, declarou: “Eu quero ir um passo mais à frente“.
Consciente das limitações que poderá ter no que toca a liderar determinadas mudanças, o príncipe parece comprometer-se em, pelo menos, reunir pessos com legitimidade para tal. Como já mencionou noutras ocasiões, William preocupa-se bastante com os sem-abrigo, sendo esse um dos problemas que pretende resolver, dentro daquela que pretende que seja uma “liderança social” mais acentuada.
Recentemente, o discurso inspirador que William fez durante a entrega de prémios Earthshot foi notícia em vários meios. Após refletir sobre as dificuldades do último ano, disse: ““Opto por acreditar que as gerações futuras olharão para esta década como o momento em que, a nível global, tomámos medidas coletivas em prol do nosso planeta. O momento em que nos recusámos a aceitar as vozes da negação e do derrotismo e, em vez disso, tornámo-nos os arquitectos da mudança para um mundo saudável e sustentável.“
Por fim, o príncipe afirmou: “Devemos às gerações seguintes trabalhar em conjunto tanto para o seu futuro como para o futuro do nosso planeta. É minha convicção que encontraremos a coragem para o fazer. Encontraremos a coragem porque nos agarraremos aos mais poderosas motivadores de todos: o otimismo e a esperança”.