
Este é o seu primeiro aniversário depois de Carlos III ter sido coroado em maio. O monarca escolheu dedicar o dia a causas em que acredita firmemente.
A comemoração do aniversário começou no início da semana e foi o próprio aniversariante que deu início às celebrações. O rei organizou uma festa em Highgrove, a sua residência em Gloucestershire, e recebeu amigos, familiares e vizinhos – numa lista final escolhida por votação –, com a mesma idade que a sua, 75 anos, para um chá. Os convidados foram recebidos no Orchard Room, com vista para os jardins da propriedade, durante o qual desfrutaram de música ao vivo.
Mas foi no dia 14 de novembro que houve a maior celebração, até porque é o dia do aniversário. Para o carlos III, o dia começou com tiros de canhão do Palácio de Buckingham e da Torre de Londres, seguido de um enorme letreiro luminoso aceso em Piccadilly Circus para felicitar o monarca. A primeira aparição pública do aniversariante foi num centro de distribuição de excedentes alimentares em Didcot, em Oxfordshire. Local onde o monarca lançou o Coronation Food Project com o objetivo de conservar mais excedentes alimentares, reforçar as redes de distribuição de alimentos e apoiar o sector com financiamento flexível.
Aliás, combater a pobreza e acabar com a fome é um dos objetivos de Carlos III. Recorde-se que o rei nasceu no período pós-guerra, altura em que houve racionamento de alimentos. Nessa época, a mãe, Isabel II, promoveu a entrega de um pacote de bens de primeira necessidade às famílias das crianças nascidas no mesmo dia que ele, o futuro monarca.
À tarde, Carlos III abriu as portas do Palácio de Buckingham para uma receção com 400 enfermeiras e parteiras que fazem parte Serviço Nacional de Saúde, que também no dia 14 de novembro, celebrou o 75º aniversário. O rei teve assim a oportunidade de cumprimentar cada uma das profissionais, a quem agradeceu o trabalho e dedicação.
Carlos aproveitou ainda o aniversário para apresentar a The Prince’s Trust, uma instituição de caridade que fundou após ser dispensado da Marinha, em 1976. Agora, a organização é renomeada para The King’s Trust. O Palácio de Buckingham anunciou que esta alteração acontece para evitar uma possível confusão com a Fundação Real do Príncipe William.
O dia terminou em Clarence House, a sua residência oficial quando era príncipe de Gales, onde se encontrou com familiares e amigos mais próximos.
O duque e a duquesa de Sussex bem como os filhos, os príncipes Archie e Lilibet Diana, que vivem na Califórnia, foram os grandes ausentes. De acordo com a imprensa britânica, Harry terá telefonado ao pai para lhe enviar os melhores cumprimentos. Este telefonema poderá ter sido um passo no sentido de uma reaproximação à família.
Recorde-se que o filho mais novo do monarca britânico está física e emocionalmente afastado desde que renunciou aos deveres reais, em 2020, deixando o Reino Unido, com a mulher e o filho, em busca de independência. Mais tarde, um documentário sobre a história de amor do casal e o casamento, uma entrevista dada à apresentadora Oprah Winfrey, bem como o livro de memórias, Na Sombra, afastaram-no ainda mais de Buckingham.