A princesa herdeira da Suécia, Victoria, e o marido, Daniel Westling, estão de visita ao Reino Unido e esta quinta-feira foram recebidos pelos príncipes de Gales, William e Kate. Um encontro que decorreu no Castelo de Windsor e que mostrou um comvívio afável e de alguma proximidade entre os ingleses, ambos de 41 anos, e os visitantes, ligeiramente mais velhos: Victoria tem 46 anos e o marido 50.
Sendo William herdeiro do trono de Inglaterra, agora ocupado pelo pai, Carlos III, e Victoria a herdeira do trono sueco, já que sucederá ao pai, Carlos Gustavo, é natural que sintam ambos alguma cumplicidade e, além disso, procurem cimentar a relação entre os dois países.
Para ilustrar o encontro, os príncipes de Gales publicaram na sua conta de Instagram uma foto do encontro com o seguinte comentário: “Um prazer receber a princesa herdeira da Suécia e o príncipe Daniel em Windsor esta manhã”.
Logo à noite, os dois casais assistirão juntos ao espetáculo Royal Variety Performance, no Royal Albert Hall, em Londres, um evento anual com objetivos de solidariedade – apoia profissionais das artes – e que este ano é protagonizado pela cantora Cher e pela estrela pop sueca Zara Larsson e incluirá participações da cantora britânica Paloma Faith e da pianista chinesa Lang Lang.
O guarda-roupa que as princesas escolherão para este evento cria alguma expectativa. Para já, mostraram uma elegância relativamente informal neste encontro matinal, ao qual Kate compareceu com um vestido verde da marca Emilia Wickstead , uma peça nova no seu guarda-roupa, que combinou com sapatos Emmy London e os brincos de safiras e diamantes que eram da princesa Diana. Victoria optou por um casaco em tweed da marca americana Alice and Olivia e blusa de seda da sueca Stenstroms, que conjugou com calças.
Os dois casais têm-se encontrado algumas vezes nos últimos anos. Victoria e Daniel estiveram no casamento de Kate e William em 2011, em 2018 foi a vez dos britânicos serem recebidos por aqueles na Suécia e, mais recentemente, voltaram a encontrar-se na coroação de Carlos III.
A visita oficial de Victoria e Daniel começou cedo, com um pequeno-almoço numa empresa sueca instalada no centro de Londres. Depois deste encontro com os príncipes de Gales, visitaram o Jardim Botânico de Richmond na companhia do ministro das Infraestruturas suceo, Andreas Carlson, para se inteirarem sobre alguns projetos de investigação internacionais que ali decorrem e que promovem a biodiversidade. Na ocasião, a princesa plantou uma árvore, como símbolo do seu compromisso com a defesa do ambiente.
Mais tarde, o casal sueco assistirá a uma conferência organizada pela Câmara do Comércio do seu país e na qual estarão reunidas figuras dos meios empresariais, académicos e políticos dos dois países. Será depois disso que voltaram a estar com os príncipes de Gales para assistirem ao espetáculo no Royal Albert Hall.
Amanhã, sexta-feira, último dia desta visita oficial, os príncipes da Suécia irão à Universidade de Cranfield, onde ficarão a conhecer melhor o trabalho de cooperação entre ingleses e suecos com vista à transição verde associada aos transportes do futuro. Terão depois um almoço com representantes da política e dos meios académico e empresarial. Por fim, deverão terminar o programa na Igreja da Suécia em Londres, onde irão encontrar-se com compatriotas que vivem em Londres para uma comemoração associada à quadra natalícia.