Morreu o príncipe Constantino de Liechtenstein, terceiro dos quatro filhos do atual príncipe soberano, Hans-Adam II, no dia 5 de dezembro, aos 51 anos, segundo informou a família real daquele país, num comunicado partilhado na sua rede oficial.
A casa real lamentou profundamente a morte de Constantino de Liechenstein, referindo apenas que “morreu inesperadamente”, não adiantado as causa da mesma.
Constantino estava casado desde 1999 com a condessa, María Gabriela, de 45 anos, com quem tinha três filhos, Moritz, de 20 anos, Georgina, de 18, e Benedikt, de 15. Entre os cargos que ocupava, era presidente do conselho do Liechtenstein Group AG, entidade que lamentou a sua morte com tristeza e pesar: “Despedimo-nos com grande tristeza de sua alteza sereníssima Constantino, que morreu no dia 5 de dezembro de 2023 (…) A sua morte traz uma profunda tristeza a todos os que o conheceram e o Liechtenstein Group AG está de luto. As nossas orações e pensamentos estão com a sua viúva e com os filhos de ambos.”
Após a notícia da sua morte, o parlamento da nação fez um minuto de silêncio na sua última sessão e às 15h00 todas as igrejas soaram os sinos em forma de homenagem póstuma, tal como referiu o meio de comunicação social local, Vaterland.
Recorde-se que o príncipe Constantino, o sétimo na linha da sucessão ao trono, estava encarregue de administrar a fortuna da família, proprietária de uma importante coleção de arte e de diversos bens imobiliários. O seu pai, Hans-Adam II, de 78 anos e que enviuvou em 2021, é o soberano do Liechenstein desde 1989 e o seu irmão mais velho, o príncipe Alois, de 55 anos, o herdeiro ao trono. Os outros irmãos do falecido príncipe são Maximiliano, de 54 anos e Tatiana de Liechenstein, de 50.