Aos 55 anos, o príncipe Frederico foi ontem, da 14 de janeiro, proclamado rei Frederico X da Dinamarca depois da abdicação da sua mãe, a rainha Margarida II. Numa cerimónia marcada por enorme simbolismo e emoção, ao lado da mulher, Mary, a nova rainha consorte, o novo rei da Dinamarca começa uma nova página na história da moarquia europeia.
E para assinalar este momento histórico, foram várias as casas reais que quiseram felicitar os novos reis e também lembrar e homenagear o reinado e alegado da rainha Margarida.
“Ao fim de 52 anos, a Dinamarca tem hoje um novo chefe de Estado. Com calor e afeto, homenageamos a Rainha Margarida pelo seu empenho incondicional e marcante na Dinamarca. Aguardamos com expetativa o encontro com o rei Frederico X e a rainha Mary nas suas novas funções e continuamos a acarinhar a estreita amizade entre os Países Baixos e a Dinamarca.” escreveram na sua conta oficial do Instagram o rei Guilherme, a rainha Máxima e a princesa Beatriz dos Paísess Baixos.
“A rainha Margarida II da Dinamarca abdicou hoje a favor do seu filho, pondo fim ao mais longo reinado da história dinamarquesa. Durante 52 anos, enquanto soberana, colocou os interesses da nação e do povo dinamarqueses em primeiro lugar. A sua forma de exercer a função real e a sua dedicação continuarão a ser um exemplo para todos nós.
O rei e a rainha guardam boas recordações de cada um dos seus encontros com a rainha. Desejam agora ao rei Frederico X e à rainha Maria da Dinamarca as maiores felicidades nas suas novas funções. Que esta nova era para a nação dinamarquesa seja repleta de felicidade e prosperidade”, afirmaram os reis Mathilde e Philippe da Bélgica.
“Vossas majestades, caros Frederico e Mary
A minha família e eu desejamos transmitir-vos as nossas mais calorosas felicitações como novos rei e rainha da Dinamarca.
Sucedem a uma monarca que desempenhou a sua função com um empenho excecional. sua majestade a rainha Margarida acompanhou o seu país e o seu povo em tempos de alegria e de tristeza com calor, sabedoria e dedicação. Durante mais de 50 anos, dedicou-se à Dinamarca – com um humor contagiante acompanhado de uma profunda visão e conhecimento. E com o apoio firme da sua família direta. A estreita amizade entre as nossas duas famílias é muito importante para todos nós.
Agora é a vossa vez de dar continuidade ao legado e seguir a Dinamarca para uma nova era. Estou confiante de que irá prosperar no seu novo papel. A minha família e eu esperamos e rezamos para que lhe seja dada a força e o apoio de que necessita para levar a cabo a sua vocação.”, declarou o rei Harald da Noruega.
“A minha mulher junta-se a mim para vos transmitir os nossos melhores votos no dia da sua subida ao trono do reino de Dinamarca. Espero trabalhar consigo para garantir que os laços duradouros entre os nossos países e as nossas famílias permaneçam fortes e para trabalhar em conjunto consigo em questões tão importantes para os nossos países e para o mundo em geral.
Presto homenagem aos muitos anos de serviço da vossa mãe, sua majestade a rainha Margarida II, e recordo com carinho as frequentes visitas entre os nossos países, incluindo a nossa visita a Copenhaga e Elsinore em 2012.
Fiquei encantado por as vossas majestades terem podido assistir à nossa Coroação no ano passado e aguardo com expetativa futuras oportunidades para celebrar a estreita ligação que une os nossos países e as nossas famílias.“, escreveu os rei Carlos III de Inglaterra, na sua conta oficial de Instagram.