Recente nomeação de Harry para prémio de aviação gera controvérsia nas redes sociais. O príncipe é um dos nomeados como “lenda viva da aviação“, nos prémios com o mesmo nome, Living Legends of Aviation, criados em 2003 e que são considerados os Óscares da aviação. Contudo, este reconhecimento não está a ser muito bem recebido pelo público.
Pelas redes sociais, vários têm reagido à notícia sobre os prémios, cuja cerimónia será apresentada já no próximo dia 19 por John Travolta, em Beverly Hills. “Isto é uma piada?“, questiona uma das pessoas. Logo depois, acrescenta: “Quais foram as coisas lendárias que ele fez?”. Um outro internauta destaca: “Estou ansioso para que todos os outros pilotos militares do mundo recebam o mesmo prémio com base nas suas conquistas nesse campo“.
Também alguns comentadores e personalidades da área já se pronunciaram sobre o tema. “Consigo pensar em muitas pessoas que fizeram coisas realmente extraordinárias enquanto serviam as Forças Armadas britânicas e americanas que mereciam muito mais este reconhecimento“, apontou, por exemplo, o coronel Richard Kemp.
Em conversa com o The Sun, o oficial aposentado do exército britânico continuou, revelando que acredita que o príncipe está a ser distinguido “por ser quem é, e não pelo que fez“. Também o antigo representade da Marinha Britânica, Alan West, não poupou críticas à nomeação. “Ele não é uma lenda viva da aviação. Sugerir que é é patético. Faz aquilo tudo parecer algo sem sentido. Acho impressionante ele ter sido selecionado“, comentou, em conversa com o Daily Mail.
O evento, que celebrou no ano passado a 20ª edição, pretende reconhecer aqueles que contribuíram de forma significativa para a aviação e indústria aeroespacial. Além disso, importa notar que, na lista de nomeados, constam apenas personalidades da área que ainda estão vivas. Ao lado de Harry, são distinguidos nomes como Fred George e Steve Hinton.