Depois de Mathilde e Philippe da Bélgica terem passado parte da semana passada em Davos, na Suíça, onde participaram em dois eventos do Fórum Económico Mundial, os reis da Bélgica, regressaram a casa para comemorar o aniversário da rainha que completou 51 anos, no dia 20 de janeiro.
Ao longo destes anos Mathilde tem celebrado os seus aniversários com a maior das discrições, junto da sua família, o marido e os quatro filhos, a princesa herdeira Elisabeth e os príncipes, Gabriel, Emmanuel e Eleonor. E este ano não foi execção.
Ainda assim, a casa real belga não quis deixar passar a data em branco e assinalou o aniversário da rainha com duas fotos inéditas, onde se destaca a elegância e descontração de Mathilde.
A rainha posou no jardim da sua casa, o Palácio de Lacken, junto à Torre Japonesa que Leopoldo II, irmão do bisavô de Philippe, construiu em 1901. O arquiteto francês Alexandre Marcel levou três anos para concluir este projeto. A torre foi inaugurada no ano seguinte, em 1905. Algumas partes são elementos originais de mausoléus japoneses do século XVIII. O pequeno pavilhão de recepção da Torre Japonesa é um pequeno edifício que foi desmantelado após a Feira Mundial de Paris e posteriormente reconstruído em Laeken.
Já se passaram dez anos desde que o rei Philippe subiu ao trono e sucedeu a seu pai, Alberto II. Na véspera deste aniversário, o monarca fez um discurso televisivo elogiando as qualidades da mulher: “A rainha tem estado sempre ao meu lado, em todas as circunstâncias. Fico repetidamente impressionado com o seu constante comprometimento e atenção a todos os que a rodeiam”.