“Às 7:05 desta manhã, 3 de fevereiro de 2024, Sua Alteza Real Vittorio Emmanuel, duque de Saboia e príncipe de Nápoles, rodeado pela sua família, faleceu pacificamente em Genebra. O local e a data do funeral serão anunciados o mais rapidamente possível”, lê-se no comunicado que confirma a morte de Vittorio Emanuele de Saboia, filho do último rei de Itália.
A vida de Vittorio Emanuele de Saboia ficou marcada por polémicas, sendo a maior um assassinato há mais de 40 anos, uma história contada na série O Príncipe sem Trono, realizada por Beatrice Borromeo.
Envolvido em vários processos judiciais ao longo da sua vida, Vittorio foi quase sempre absolvido, exceto pela acusação de porte ilegal de armas de fogo relacionada com a morte do jovem estudante alemão Dirk Hamer. Em 1978, na ilha de Cavallo, na Córsega, o jovem de 19 anos foi ferido na perna enquanto Vittorio Emanuele e, presumivelmente, outras pessoas foram baleadas durante o roubo do iate do herdeiro da família Saboia. O jovem morreu alguns meses depois. Vittorio Emanuele foi condenado a apenas seis meses de liberdade condicional por porte de arma de fogo.
O príncipe, que viveu parte da sua vida exilado, morreu este sábado, aos 86 anos, na Suíça. Vittorio era casado com Marina Doria, união da qual nasceu apenas um filho, Emanuele Filiberto.
Nascido a 12 de fevereiro de 1937, Vittorio Emanuele foi filho do último rei de Itália, Umberto II, e de Marie-José, filha do rei Alberto I da Bélgica. Tinha apenas nove anos quando o seu pai subiu ao trono após a abdicação em 1946 do seu avó, o rei Vittorio Emanuele III, tornando-se príncipe herdeiro de Itália. Este título, porém, só o teve de modo oficial durante escassos dias, já que um referendo instaurou a república italiana e Vittorio Emanuele e a sua família tiveram que fugir para o exílio, tendo vivido em Portugal e na Suíça.
A família que confirmou com tristeza na manhã deste sábado, 3 de fevereiro, o falecimento de Vittorio Emanuele, está neste momento a preparar as cerimónias fúnebres, não tendo ainda sido tornados públicos o local e data do funeral.