Uma fonte próxima do príncipe Harry revelou ao site E! News que este decidiu viajar para o Reino Unido nos próximos dias, depois de tomar conhecimento do diagnóstico do pai. No passado dia 5 o Palácio de Buckingham divulgou que o rei Carlos III está a fazer tratamentos para um cancro, embora não tenha sido especificado qual o tipo ou estadio da doença.
Desde que abandonou os deveres reais, em 2020, e passou a viver com a mulher, Meghan e os filhos, Archie , de quatro anos, e Lilibet, de dois, na Califórnia, que o duque de Sussex mantém uma relação bastante conturbada com a família, nomeadamente com o irmão, William, e com o pai. Agora, parece que o problema de saúde do monarca os poderá aproximar novamente.
De acordo com o Palácio, o cancro foi descoberto durante a cirurgia a um problema benigno na próstata a que foi o rei foi submetido no passado dia 26 de janeiro. “Os testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro“, pode ler-se no comunicado divulgado.
Buckingham revelou ainda que o rei já iniciou os tratamentos, que o obrigarão a cancelar alguns compromissos: “Sua Majestade deu hoje início a um programa de tratamentos regulares durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar as suas atividades públicas”.
Por fim, é explicado o motivo pelo qual decidiram tornar o diagnóstico público: “Sua Majestade optou por partilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa contribuir para o esclarecimento de todos aqueles que, em todo o mundo, são afetados pelo cancro.”