A imprensa inglesa adianta que o príncipe Harry já aterrou no aeroporto de Heathrow para visitar o pai, o rei Carlos III, que está doente. Harry viajou sozinho desde Los Angeles, nos Estados Unidos, onde ficaram a mulher, Meghan, e os filhos, Archie e Lilibet. A decisão tinha sido conhecida logo ontem.
Preocupado com o estado de saúde do pai, que se soube ontem ter recebido um diagnóstico de cancro, o duque de Sussex terá decidido visitá-lo, apesar das relações entre ambos estarem relativamente tensas depois das várias críticas que Harry tem feito nos últimos anos à família real.
Esta segunda-feira, dia 5, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado a informar que o rei Carlos III tem cancro, sem especificar em que órgão. O rei, recorde-se, tinha sido submetido a uma cirurgia à próstata no passado dia 26 de janeiro e foi precisamente nessa ocasião que se descobriu a doença. “Os testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro“, esclareceu o Palácio de Buckingham.Soube-se ainda que Carlos III já iniciou os tratamentos a que terá de se submeter, o que o obrigou a cancelar alguns compromissos da sua agenda.
Esta visita poderá trazer um certo apaziguamento nas relações de Harry com a família real, mas dificilmente irão permitir uma total reaproximação ao irmão mais velho, William, que está magoado e se sente traído com as revelações que Harry fez na sua autobiografia, Na Sombra, e em algumas entrevistas que deu. O facto de William estar neste momento a lidar com a misteriosa doença que levou a mulher, Kate, a ser submetida a uma cirurgia ao abdómen que implicou quase duas semanas de internamento – precisamente na mesma clínica onde Carlos foi operado, tendo coincidido os dois internamentos – não deverá facilitar as tréguas, pois não só William estará mais ansioso, como o facto der Kate estar também ela, melindrada com a mulher de Harry, com quem se sabe ter tido momentos de grande confronto.