Apesar de afastada dos olhares públicos em virtude da cirurgia abdominal a que foi submtida no passado dia 16 de janeiro, a princesa de Gales não está parada. Muito pelo contrário. William e Kate não param de fazer mudanças a pensar no futuro e acabam de contratar um novo secretário privado: Tom White, o escudeiro de Isabel II vai acompanhá-la depois da convalescença.
A revelação foi avançada pelo The Times, que assegura que o Palácio de Kensington confirmou a nova nomeação do tenente-coronel Tom White, de 36 anos, que é também um herói de guerra. Em 2009, com apenas 22 anos White estava de serviço no Afeganistão e evitou uma enorme tragédia ao detetar uma série de explosivos colocados pelos talibãs numa escola em Helmand.
“Dá-nos a volta ao estômago pensar no que poderia ter acontecido. Estas pessoas podiam ter rebentado com muitas crianças e não se importaram, não dão valor à vida”, confessou, na altura, o tenente-coronel à imprensa. Em 2020, o tenente-coronel integrou a equipa da rainha Isabel II, cargo que ocupou até à morte da avó de William, a 8 de setembro de 2022.
Antes de tomarem esta decisão, os príncipes de Gales recorreram as seus serviços para acompanhar Kate em algumas das suas funções oficiais para ver como se sairia como secretário privado. E nesse sentido, acredita-se que está nas suas mãos a organização e controle da agenda de Kate no seu regresso à vida pública previsto para o início de abril.
Tom White sucede assim a Hannah Cockburn, a última secretária privada da princesa de Gales, que abandonou as funções em 2022 “por razões pessoais” a fim de dois anos de serviço. Um função que nos úlimos tempos esteve nas mãos de Natalie Barroes, assistente privada de Kate.
Recorde-se que a princesa de Gales tem estado a recuperar da operação, cujas razões continuam envoltas em enorme secretismo e que causaram imensa preocupação junto da opinião pública, junto dos filhos, George, de 10 anos, Charlotte, de oito, e Louis, de cinco, e de William, que depois de ter suspendido a sua agenda para a apoiar, já regressou à vida pública em representação da Coroa.