A atravessar um período delicado com o diagnóstico de cancro do rei, Carlos III e Camilla estão de luto pela morte de um amigo próximo. Trata-se do capitão Ian Farquhar, cavaleiro e antigo escudeiro da rainha Mãe. Tinha 78 anos.
De acordo com o Mail Online, Farquhar morreu na manhã de 6 de março, na quinta que arrendava há vários anos em Highgrove, propriedade do monarca em Gloucestershire. Dada a grande proximidade com a família real, acredita-se que tanto Carlos como Camilla estejam bastante abalados com a notícia.
O ex-marido da atual rainha de Inglaterra, Andrew Parker Bowles, caracterizou-o como “um verdadeiro compatriota, ótimo oficial, cavaleiro amador corajoso, e um excelente orador“. Ainda em conversa com Richard Eden, da publicação supracitada, Bowles referiu que Farquhar enfrentava alguns problemas de saúde há vários meses.
Com formação nas escola Ludgrove e Eton, Farquhar serviu no Reino Unido, Médio Oriente, Aden e Extremo Oriente com o regimento de cavalaria Queen’s Own Hussars. Tornou-se escudeiro da rainha Mãe em 1971, posto que assumiu por dois anos. Posteriormente, trabalhou na coutada do duque de Beaufort como responsável pela organização das caçadas. Deixou a função em 2019. Quatro anos depois, em 2023, lançou o livro de memórias The Way It Was.
Foi casado com Pamela J Chafer, com quem teve três filhas. Alega-se que a mais nova, Rose, chegou a namorar com o príncipe William em 2000.