Cumprindo uma tradição que data de 1953, no dia 11 de março realizou-se o jantar do Distintivo de Honra, no Palácio de Frederik VIII em Amalienborg, o primeiro de Mary e Frederico X enquanto reis da Dinamarca.
Sorridentes e bem-dispostos, Mary e Frederico X da Dinamarca contaram ainda com a presença da rainha emérita Margarida II, que abdicou do trono a 14 de janeiro, a favor do filho mais velho, nesta receção em que receberam representantes da Defesa dinamarquesa, da Força Aérea dinamarquesa e da Agência Dinamarquesa de Gestão de Emergências.
Para esta ocasião, a rainha Mary usou um vestido comprido e casaco curto em preto, no qual ostentou as várias condecoraões e a faixa da Ordem do Elefante, a mais alta insígnia do reino da Dinamarca. Já Frederico X usou o traje militar, as respetivas condecorações e a faixa da Ordem do Elefante, a mesma que a rainha ofereceu ao neto, o príncipe herdeiro Christian, por ocasião do seu 18.º aniversário, que se celebrou a 15 de outubro de 2023.
Desde que assumiram o trono, os reis têm tido sobretudo uma agenda individual e este é o primeiro ato oficial em que surgem os dois. Na semana passada, Mary e Frederico X foram fotogtafados juntos numa visita privada à Catedral de Roskilde, no norte da ilha da Zelândia, ocasião em que se mostraram muito cúmplices.
Recorde-se que o casamento, que este ano celebra duas décadas, viveu recentemente uma crise em virtude da alegada traição do rei com a modelo e socialite mexicana Genoveva Casanova, com quem foi fotografado a passear no Parque do Retiro, em Madrid, numa ocasião em que a Mary da Dinamarca se encontrava de visita a Nova Iorque. A casa real não se pronunciou sobre o sucedido, mas Genoveva Casanova negou de imediato qualquer envolvimento com o então príncipe herdeiro.
A verdade é que, depois de algumas semanas mais agitadas, a aproclamação dos novos reis e o beijo trocado entre ambos na varanda do palácio parece ter deitado por terra qualquer sombra de crise entre o casal, que tem quatro filhos em comum: Christian, de 18, Isabella de 16, e os gémeos, Vincent e Josephine, de 13.