No trono há precisamente 50 anos, esta é a terceira vez que os reis da Suécia visitam o México depois de ali terem estado em 1982 e 2002. E, uma vez mais, Sílvia e Carlos Gustavo mostraram-se rendidos à simpatia do povo anfitrião. A convite do presidente mexicano, Andrés Manuel Lopéz Obrador, durante três dias (de 12 a 14 de março) os soberanos suecos visitaram alguns emblemáticos locais deste país norte-americano, onde se mostraram muito à vontade e descontraídos.
No último da dia visita, os monarcas visitaram a cidade de Mérida, em Yucatán. Aos 80 anos, feitos em dezembro último, a rainha Sílvia mostrou a sua elegância num vestido de estampado floral. Por seu lado, o rei Carlos Gustavo, de 77, mostrou o seu lado mais informal usando uma camisa branca com as mangas ligeiramente arregaçadas, fazendo assim face às temperaturas altas que se fazem sentir no México nesta época do ano.
Casados há 47 anos, o rei e a rainha, filha de pai alemão e mãe brasileira, nascida na Alemanha e que viveu parte da adolescência em S. Paulo, no Brasil, são pais da princesa Victoria, de 46, herdeira do trono, do príncipe Carl Philip, de 44, e da princesa Madalena, de 41, e têm oito netos: Estelle, de 12 anos, Oscar, de oito, Leonore, de nove anos, Nicolas, de sete anos, Adrienne, de seis, Alexander, de sete, Gabriel, de seis, e Julian, de dois.
Espreite algun dos momentos deste último dia da visita ao México.