O Palácio de Amalienborg, em Copenhaga, acolhe “Um Rei de Amanhã”, uma exposição que revela o lado mais íntimo e privado de Frederico X, que subiu ao trono da Dinamarca no passado dia 14 de janeiro, depois da abdicação da sua mãe, a rainha Margarida II.
Mary e Frederico X marcaram presença na inaguração desta mostra, que é um autêntica viagem pela vida do rei. A exposição integra objetos pessoais de Frederico X como, por exemplo, o traje de batismo em renda de Bruxelas, que data de 1870 e tem sido usado desde então por todos os membros da família real no seu primeiro sacramento, ou a primeira mala que o príncipe levou para a escola Krebs Skole, em Copenhaga.
Visivelmente entusiasmado e também algo expectante, Frederico X, de 55 anos, chegou ao palácio acompanhado pela rainha Mary, de 52, que elegeu um elegante look a preto e branco e partilhou a sua emoção:
“Estou realmente ansioso por ver o que o museu propôs em relação às coisas emocionantes que tiveram impacto na minha vida até agora. É uma surpresa tão grande para mim como para os outros visitantes”, revelou aos jornalistas momentos antes de entrar.
A exposição recorda também alguns dos momentos mais especiais da sua vida como, por exemplo, o casamento com a plebeia australiana Mary Donaldson. E entre os objetos pessoais que dizem respeito à agora mulher, destaque para o vestido que Frederico ofereceu a Mary na sua primeira visita à Austrália, e o vestido de noiva – que captou de novo a atenção da agora rainha, que se demorou um pouco mais de tempo frente à vitrine onde estava exposto – , um modelo do estilista dinamarquês Uffe Frank e que Mary elegeu para esse grande dia, que a 14 de maio celebra 20 anos. Também não faltaram, as fotografias desse dia único e que recordam as lágrimas de Frederico quando viu a noiva chegar ao altar.
Uma exposição intimista, que pode ser visitada ate ao próximo dia 8 de setembro, e que dá a conhecer o rei na sua intimidade.