O reino da Suécia foi o país escolhido pelos reis da Dinamarca, Mary e Frederico X para a sua primeira visita oficial desde que foram proclamados reis a 14 de janeiro último, e a bordo do navio real Dannebrog. Na verdade, não é apenas o facto de serem países vizinhos, mas também pelos fortes laços de amizade e familiares que os unem. Um desses exemplos é o facto dos reis da Dinamarca serem padrinhos de batismo da princesa Estelle, de 13 anos, e do irmão, o príncipe Oscar, de oito, os filhos da princesa herdeira Victoria e de Daniel Westling.
E ontem à noite, 6 de maio, os reis da Suécia, Sílvia e Carlos Gustavo abriram as portas do Palácio Real de Estocolmo para oferecer um jantar de gala em honra de Mary e Frederico X, que aconteceu na magnífica Galeria de Carlos XI,
Um desfile de joias e tiaras numa demonstração plena de elegância e requinte. Para esta ocasião, a rainha Mary privilegiou um conjunto de duas peças em seda composta por um top aberto com aplicações florais em tons de cereja e uma saia bege com volume e roda da autoria do estilista Jesper Høvring. Como joias, um conjnto formado por uma magnífica tiara, brincos, colar, pregadeira e pulseira em rubis que, originalmente, pertenceu à família real sueca. Na verdade, quando a princesa sueca Lovisa, filha de Carlos XV, casou com o príncipe herdeiro dinamarquês Frederico VIII, levou para a coroa dinamrquesa este espetacular diadema.
Por seu lado, a anfitriã preferiu uma cor forte como o verde-esmeralda num conjunto formado por uma saia em tafetá e um corpete de renda de Georg et Arend, que a rainha Sílvia estreou na cerimónia de entrega do Prémio Nobel em 2018. Combinou-o com uma carteira de fetsa de Ferragamo e o magnífico conjunto de joias – tiara e colar – Leuchtenberg, com safiras.
Já a princesa herdeira Victoria estreou um vestido repleto de brilhantes do estilista Christer Lindarw, que combinou com a tiara de diamantes Connaught e uma original clutch translúcida da Gucci.
Por último, a princesa Sophia estava deslumbrante num vestido azul-cinza de Ida Lanto, uma das suas marcas preferidas, com saia comprida e uma parte superior com aplicações florais num efeito de fantasia, que usou pela primeira vez na cerimóna do Prémio Nobel, em 2022. Como joias, a sua tiara de casamento, a sua favorita, com pedras azuis,
Espreite a galeria.