“Acho que isto é lindo e é uma rutura com os retratos tradicionais”, escreveu um dos seguidores da Casa Real, pouco tempo depois da publicação da imagem do novo retrato oficial de Carlos III, uma obra do artista britânico Jonathan Yeo. A imagem mostra-nos o rei de Inglaterra com o uniforme da Guarda Galesa, da qual foi nomeado coronel do Regimento em 1975, e que será exposto no Drapers’ Hall, em Londres.
Este é primeiro retrato oficial completo de Carlos III desde a coroação no Palácio de Buckingham, que aconteceu a 6 de maio de 2023, e de imediato dividiu opiniões entre os que acharam o retrato fantástico e aqueles que se mostraram resistentes: “Teria adorado esta fotografia se fosse de outra cor que não o vermelho. Ele realmente captou a essência dele no rosto, mas a dureza do vermelho não combina com a suavidade da sua expressão.”, admitiu um outro seguidor.
Para Jonathan Yeo, este foi sem dúvida um momento de enorme emoção: “Foi um privilégio e um prazer ter sido encomendado pela The Drapers’ Company para pintar este retrato de sSua majestade o rei, o primeiro a ser revelado desde a sua coroação. Quando comecei este projeto, sua majestade o rei era ainda sua alteza real o príncipe de Gales e, tal como a borboleta que pintei a pairar sobre o seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do sujeito na nossa vida pública se transformou. Faço o meu melhor para captar as experiências de vida e a humanidade gravadas no rosto de qualquer pessoa, e espero ter conseguido isso neste retrato. Tentar captar isso para sua majestade o rei, que ocupa um papel tão único, foi um enorme desafio profissional, um desafio que apreciei muito e pelo qual estou imensamente grato.”, revelou o artista britânico.
O rei, que retomou recentemente a sua agenda oficial depois do diagnóstico de cancro no início de fevereiro, mostrou-se muito feliz com o resultado final.
Assista ao vídeo.