Christian da Dinamarca celebra o fim de uma fase da sua vida e o início de outra. O herdeiro do trono dinamarquês de 18 anos, terminou o ensino secundário e festejou o sucesso com os pais, os reis Frederico X e Mary, e os irmãos, Isabella, de 17 anos, e os gémeos Vicent e Josephine, de 13.
“Estou muito feliz e satisfeito. É ótimo ter os meus pais e irmãos aqui comigo”, disse aos órgãos de comunicação presentes na festa de formatura. O pai, o rei Frederico X também falou sobre o que estava a sentir: “Seria estranho não sentir orgulho neste dia. Ele teve três bons anos no instituto e este é o resultado. Agora vamos divertir-nos”. Já a mãe, a rainha, disse estar “muito feliz”.
Seguindo a tradição dinamarquesa, o herdereiro do trono usou o clássico chapéu de estilo marinheiro, que indica que terminou os estudos. Uma peça que tem o seu nome bordado na viseira com letras douradas e o número 10 no forro interno.
Agora, Christian planeia aproveitar o verão com os amigos e a família. “Provavelmente irei sair e conhecer o mundo”, acrescentou, dando a entender que pretende tirar um ano sabático antes de continuar os estudos.
Recorde-se que o príncipe Christian da Dinamarca começou a estudar no Ordrup Gymnasium, em Gentofte, em 2022 depois de o internato que frequentava, Herlufsholm, ter estado envolvido numa enorme polémica, depois da exibição de um documentário na televisão dinamarquesa, que garantiu que nesse colégio, que gozava de grande prestígio a nível nacional, existirem numerosos casos de bullying e de ataques entre colegas, que estariam a ocorrer na instituição há vários anos.