O primeiro dia da visita de estado dos imperadores do Japão ao Reino Unido terminou com um banquete que teve os reis Carlos III e Camilla como anfitriões. Esta terça-feira, dia 25, o imperador Naruhito e a imperatriz Masako foram os convidados de honra do jantar organizado no Palácio de Buckingham, em Londres.
Para este ato oficial, a rainha Camilla usou um vestido creme Fiona Clare em crepe de sede bordado e nos cabelos ostentou a tiara Burmere, feita de diamantes e rubis. Ao peito usou a ordem da família do rei, um emblema com a foto do marido, cumprindo uma tradição que remonta ao reinado de George IV. A imperatriz Masako também elegeu um tom bege para o visual, usando um vestido com detalhes brilhantes e a tiara Chrysanthemum, uma joia com diamantes de grande significado para o Japão e cujo uso é exclusivo da imperatriz.
O rei Carlos III e o imperador Naruhito mostraram ter uma ligação muito cordial. Ao longo da noite, os dois conversaram bastante e provaram manter uma boa relação.
Um banquete que deu por concluídos os atos oficiais de um primeiro dia de visita muito ocupado. Os imperadores foram recebidos pelo príncipe William, seguiram para uma inspeção à Guarda de Honra juntamente com os reis Carlos III e Camilla e ainda visitaram a Abadia de Westminster.
Esta visita estava originalmente agendada para 2020, mas a pandemia procovada pela covid-19 provocou o adiamento. Um porta voz do Palácio de Buckingham confirmou ainda que os planos originais tiveram de ser “ligeiramente adaptados” devido às eleições gerais que vão acontecer no Reino Unido a 4 de julho, o que faz com quem alguns líderes partidários não possam estar presentes por se encontrarem em campanha. “Como princípio geral, o plano foi obviamente adaptado como resultado do actual período de sensibilidade pré-eleitoral”.