A última viagem de Mary e Frederico X à Gronelândia na compamnhia dos filhos mais novos, os príncipes Josephine e Vincent, de 13 anos, foi mais do que uma visita oficial e em família. Foi a viagem que faltava para que os dinamarqueses pudessem acreditar que a relação do rei e da rainha está bem e que a alegada traição com a socialite mexicana Genoveva Casanova, não passou de um mal entendido ou que terá sido resolvida na privacidade da família como, aliás, o casal tratou sempre este assunto. Os sorrisos de Mary e Frederico X que mostram que tudo vai bem no reino da Dinamarca
E se, no final de dezembro, o anúncio de abdicação do trono da rainha Margarida causou enorme surpresa e apanhou todos desprevenidos, parece agora ter sido uma excelente estratégia da sábia monarca, que desta forma não só dexiou as notícias da suposta traição do filho em segundo plano, como “obrigou” os novos reis da Dinamarca a entenderem-se e a focarem-se no seu novo papel no reino da Dinamarca, reforçando assim o seu desejo de dar “espaço à geração seguinte”.
E durante as visitas a Narsaq e Qassiarsuk, as últimas paragens nesta aventura pela Gronelândia, a boa disposição e cumplicidade – que foram, aliás, uma constante durante a viagem – mostraram que a relação entre Mary e Frederico X atravessa uma boa fase.
Vestidos de forma descontraída e bem protegidos do frio e da chuva, Mary e Frederico X participaram na tradicional cerimónia do café gronelandês, na plantação de um novo abeto, num passeio pela aldeia e tiveram oportunidade de assistir a actividades desportivas.
Durante o trajeto, o cão molhado do motorista dos reis foi autorizado a sentar-se no banco de trás do carro, no espaço entre ambos, que se mostraram sempre muito próximos um do outro e muito bem-dispostos.
Espreite a galeria.