A convite do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a princesa Leonor esteve hoje em Lisboa, para uma breve mas simbólica visita oficial. Ou não tivesse sido Portugal o país eleito para a primeira visita oficial sozinha ao estrangeiro da futura rainha de Espanha, de apenas 18 anos. Os melhores momentos da visita da princesa Leonor a Lisboa
A filha mais velha dos reis Letizia e Felipe VI aterrou na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, por volta das 11 horas e de imediato conquistou os presentes. Com um fato encarnado Carolina Herrera ao melhor estilo da mãe, Leonor desfilou simpatia e sorrisos que não deixaram ninguém indiferente.
Sempre acompanhada por Marcelo Rebelo de Sousa, a princesa visitou o Mosteiro dos Jerónimos, onde depositou uma coroa de flores no túmulo de Camões, esteve no Palácio de Belém, onde foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, e onde almoçou na companhia de alguns ilustres convidados.
Durante o seu discurso, lembrou que, há precisamente dez anos, Portugal foi também o primeiro país que os pais visitaram depois de terem sido proclamados reis de Espanha e que, tal como eles, que sempre lhe transmitiram o enorme carinho recebido pelo povo português, também ela se sentiu em casa hoje.
À tarde, por fim, visitou o Oceanário, no Parque das Nações, onde se encontrou com os representantes da Fundação Oceano Azul para conhecer os seus projectos e participou também numa mesa redonda com jovens cientistas, durante a qual debateu temas como a defesa dos oceanos, as expedições científicas e a política e economia dos oceanos.
De regresso a casa e com a sensação do dever cumprido, Leonor não esquecerá certamente esta breve passagem por Lisboa e o carinho dos portugueses.