Ontem à noite, em Berlim, antes do início do jogo da final do Euro 2024 entre as seleções de Espanha e de Inglaterra, na tribuna VIP, o rei Felipe VI de Espanha e o príncipe William de Inglaterra, acompanhados pelos respetivos filhos, a infanta Sofia, de 17 anos, e o príncipe George, de 10, conversavam animadamente, conscientes de que, no final, a vitória só podia sorrir a um deles. Felipe VI e William com os filhos na festa de Espanha no Euro 2024
E quis o destino que os espanhóis, a seleção que melhor futebol jogou durante a prova, ganhasse por 2-1 com golos dos espanhóis Nico Williams e Mikel Oyarzabal contra um do inglês Cole Palmer. Visivelmente felizes, Felipe VI e Sofia desceram ao relvado para cumprimentar os vencedores e levantar a taça de Campeão da Europa com os pupilos de Luis de la Fuente.
“Campeões da Europa!!!! Vocês foram a melhor equipa, fizeram-nos desfrutar de cada jogo e toda a Espanha está orgulhosa de vocês. Parabéns @sefutbol. Este resultado faz justiça ao que vimos em campo durante todo o #EURO2024. Vamos festejar!”, escreveu o rei de Espanha na sua conta oficial de Instagram.
Mas na hora da derrota, o rei Carlos III, que não esteve presente em Berlim, quis também deixar uma mensagem de conforto e confiança para os pupilos de Gareth Southgate:
“Embora a vitória vos tenha escapado esta noite, a minha mulher e eu juntamo-nos a toda a minha família para vos exortar, a vós e à vossa equipa de apoio, a manterem a cabeça erguida. Todos aqueles que já participaram em actividades desportivas a qualquer nível sabem como um resultado destes pode ser desesperante quando o prémio estava tão próximo – e juntar-se-ão a mim para enviar as nossas sinceras solidariedade, ao mesmo tempo que felicitamos a Espanha.
Mas saibam que o vosso sucesso ao chegarem à final do Campeonato da Europa é, por si só, um grande feito, que traz consigo o orgulho de uma nação que continuará a torcer pelos Três Leões hoje – e nos muitos triunfos que, não tenho dúvidas, estão para vir.”, afirmou o rei de Inglaterra.