Apesar de já não ser príncipe, título que lhe foi retira pela a avó, a agora rainha emérita Margarida, Nikolai continua a fazer parte da família real dinamarquesa e hoje, no dia do seu 25.º aniversário, a Casa Real fez questão de assinalar esta data com duas fotos especiais.Casa Real dinamarquesa assinala 25.º aniversário de Nikolai
Na primeira, o agora conde Nikolai surge a escalar o Roys Peak, na Nova Zelândia, e na segunda, com a família durante as férias no Château de Cayx, em França. Na foto é possível vê-lo ao lado do pai, o príncipe Joaquim, e os irmãos, Félix, de 22 anos, (fruto do primeiro casamento do pai com Alexandra de Frederiksborg) Henrik, de 15, e Athena, de 12, fruto do atual casamento com a princesa Marie Cavallier, também na foto.
Recorde-se que no verão de 2022, a monarca em exercício decidiu retirar o título de príncipe aos netos filhos do príncipe Joaquim. Uma decisão que gerou enorme mal estar no seio da famíllia e que, no caso de Nikolai, fez mesmo com que o jovem se manifestasse publicamente:
“Toda a minha família e eu estamos, é claro, muito tristes. Estamos, como meus pais já disseram, em choque com esta decisão e com a rapidez com que ela realmente foi tomada. Estou muito confuso sobre o motivo pelo qual as coisas têm que ser assim”, confessou na altura ao jornal dinamarquês Extrabladet.
Depois de perder o título de príncipe, o atual conde de Monpezat, que há muito trabalha como modelo, abriu uma conta oficial no Instagram e mudou-se para a Nova Zelândia, onde vive com a namorada, Benedikte Thoustrup.