Os reis de Espanha e as filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia regressaram a Oviedo para a 44.ª edição da entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, que promovem os valores científicos, culturais e humanísticos. no última sexta, 25 de outubro.Princesa Leonor, a grande protagonista da 44.ª edição dos Prémios Princesa das Astúrias
Este ano, Letizia e Felipe VI foram também acompanhados pela rainha emérita Sofia, numa edição que ficou também marcada por ser a primeira da futura rainha de Espanha, presidente Honorária da Fundação, já depois de ter feito os 18 anos e jurado a Constituição. Já na véspera, a família real tinha assistido ao tradicional concerto no Auditório-Centro de Congressos Príncipe Felipe.
No interior do Teatro Campoamor, enquanto a rainha emérita ocupou o seu lugar no camarote real, Paloma Rocasolano, a mãe de Letizia sentou-se na sexta fila, e também elas se levantaram à entrada de Letizia e Felipe VI, juntamente com as filhas.
Um dos momentos altos da noite foi discurso da princesa das Astúrias, que recorreu a um verso de Joan Manuel Serrat, Prémio Princesa das Astúrias das Artes 2024:
“‘Por volta de setembro, antes de chegar o frio, compram o bilhete para o comboio da esperança’.- Este verso foi escrito por Joan Manuel Serrat há 60 anos. Faz parte da canção Els Veremadors, os vindimadores, escrita em catalão e uma homenagem àqueles que foram obrigados a deixar as suas casas para irem vindimar longe de casa. Cito-o agora porque gosto de pensar que as pessoas extraordinárias que estão hoje sentadas neste palco do Teatro Campoamor oferecem, com a vossa obra que hoje premiamos, a emoção oposta ao ceticismo ou ao desânimo: a emoção da esperança. E, claro, lutem por aquilo que querem e não desesperem se algo correr mal. ‘Hoje pode ser um ótimo dia e amanhã também'”, lembrou a princesa Leonor.
Depois de Leonor ter sido ovacionada foi a vez do rei subir a palco para proferir algumas palavras e Felipe VI não escondeu o seu orgulho na filha mais velha:
“Ao longo destas mais de quatro décadas – os últimos 20 anos com a rainha e, mais recentemente, também com a princesa Leonor e a Infanta Sofia – tenho tido a honra e a responsabilidade de elogiar os laureados nesta cerimónia. Por isso, permitam-me que partilhe convosco um pensamento íntimo: compreenderão se vos disser que vejo com emoção – como rei e como pai – que a Leonor, como presidente Honorária da Fundação, se encarregue de o fazer a partir de agora, como acabámos de ver há pouco”, começou por dizer o rei, visivelmente emocionado.
“Felicito os nossos premiados deste ano: os vossos nomes passarão também brilhantemente para a nossa memória colectiva. A vossa grandeza mede-se pelo impacto muito positivo que têm na sociedade; e o vosso trabalho é a prova disso. Obrigado por partilharem a vossa paixão e o vosso empenho com todos nós”, concluiu o rei, que durante a cerimónia revelou uma evidente cumplicidade com a filha, a quem deu a mão em alguns momentos e a quem abraçou no final.
Conheça os vencedores dos Prémios Princesa das Astúrias 2024:
Prémio Princesa de Astúrias das Artes 2024: Joan Manuel Serrat.
Prémio Princesa de Astúrias das Letras Artes 2024: Ana Blandiana.
Prémio Princesa de Atúrias de Ciências Sociais 2024: Michael Ignatieff.
Prémio Princesa de Astúrias de Comunicación e Humanidades 2024: Marjane Satrapi.
Prémio Princesa de Astúrias de Desporto 2024: Carolina Marín.
Prémio Princesa das Astúrias para a Cooperação Internacional 2024.: Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).
Prémio Princesa de Asúrias de Investigação Científicae Técnica 2024: Daniel J. Drucker, Jeffrey M. Friedman, Joel F. Habener, Jens Juul Holst e Svetlana Mojsov.
Prémio Princesa de Astúrias da Concordia 2024: Magnum Photos