A visita dos reis de Espanha Letizia e Felipe VI a Valênica, no início deste mês, foi marcada por momentos de tensão ao serem recebidos com gritos e lama em Paiporta. Porém, desta vez foi diferente. Os reis visitaram a cidade de Chiva, também na comunidade valenciama, e foram recebidos de braços abertos. Depois de viverem o caos
Aplausos e gritos como“Viva o rei!” e “Viva a rainha!” foi o que os monarcas escutaram ao chegarem no local, onde foram rapidamente rodeados de uma multidão que os queria cumprimentar. Letizia e Felipe VI passaram boa parte do tempo a conversar com os moradores locais, pois, segundo a rainha, foi exatamente para isso que regressaram a Valência.
“Ouvir, estar, partilhar, estar com eles… continuar a manter a atenção aqui, essa atenção que deve ser constante e não deve esmorecer” respondeu a rainha ao ser questionada por um repórter local o motivo da visita. “Obrigado a vocês e a todos os meios de comunicação social pelo que estão a fazer”,referiu ainda Letizia.
Os reis estiveram também na Câmara Municipal, onde aproveitaram para tirar algumas fotos e para encontrarem com o presidente da edilidade. Depois, dirigiram-se a Plaza de la Constitución – no centro da pequena cidade e em frente a Câmara – para parabenizarem e agradecerem pessoalmente os voluntários que auxiliaram os mais afetados pelas cheias.