Depois de permanecer semanas em repouso sob cuidados médicos devido a uma infeção pulmonar, Camilla reapareceu em público num evento da sua agenda institucional. A rainha de Inglaterra recebeu, das mãos da cunhada, a princesa Ana, o doutoramento honoris causa de Literatura na Universidade de Londres. Rainha Camilla de Inglaterra condecorada pela princesa Ana
A irmã do rei Carlos III condecorou a rainha com o título honorário Chancelor “em reconhecimento pela sua contribuição para a promoção da alfabetização e literatura no Reino Unido e em toda a Commonwealth, durante muitos anos, visitando escolas, bibliotecas, locais de trabalho e até prisões” , divulgou a Casa Real do Reino Unido em comunicado.
“Sua Majestade é patrona de várias organizações que apoiam e promovem a alfabetização e visitou muitas escolas, bibliotecas, locais de trabalho e prisões para ver o trabalho dos programas de alfabetização em ação”, lê-se ainda no comunicado da Casa Real sobre a atribuição do doutoamento honorário.
A rainha já criou diversos projetos para promover e apoiar a alfabetização. É o caso de The Queen’s Reading Room em 2021, um clube do livro virtual que apresenta as suas recomendações pessoais e oferece um espaço para conhecer alguns dos seus autores preferidos. Bem como a National Literary Trust, First Story, Coram Beanstalk e a BookTrust.