A Universidade San Pablo CEU, em Madrid, decidiu homenagear a rainha emérita Sofia com o título honoris causa, pela sua contribuição para a cultura e arte espanholas, bem como o seu investimento no campo social e da saúde do país. Rainha Sofia condecorarda doutora honorária
Coube ao presidente da Real Academia de Ciências Morais e Políticas, Benigno Pendás García, entregar o título“honoris causa” à mãe de Felipe VI numa cerimónia que decorreu na Aula Magna do Campus Montepríncipe da universidade.
“Cumpriu uma responsabilidade tão exigente com firmeza, com elegância, com aquela clareza que reconhece a soberania popular sob a forma de respeito e de afeto. Pode ficar orgulhosa e satisfeita com a vossa contribuição para a história de Espanha”, referiu o presidente da Academia, em homenagem a rainha emérita.
Veja o vídeo:
A mãe de Felipe VI mostrou-se lisonjeada com a atribuição do título. “Sinto-me muito honrada com a distinção que acabo de receber, muito obrigada a todos”, disse Sofia, que na cerimónia usou a farda académica azul-celeste.
Esta é a primeira distnção atribuída à rainha por uma universidade privada espanhola, mas está longe de ser a primeira distinção académica. A rainha emérita já tem títulos honorários atribuídos pelas mais prestigiadas universidades do mundo, como as britânicas Oxford e Cambridge, a norte-americana Georgetown, bem como a universidade portuguesa de Évora.