Antes do início das festividades natalícias em família, os reis de Espanha fizeram uma viagem de Estado a Itália, que os levou a Roma e Nápoles. Em ambas as cidades, Letizia foi protagonista de uma maratona de estilo com a escolha de looks que fez.
Mais uma vez, a rainha vestiu moda espanhola, mas também optou por criações italianas, com as quais prestou homenagem ao país anfitrião.
Para completar os visuais, a mulher de Felipe VI de Espanha usou joias com uma mensagem e História.
Descubra todos os pormenores dos cinco visuais com os quais Letizia provou ser uma das rainhas mais elegantes em exercício de funções.
Ao chegar a Itália
Depois de ter optado pela cor preta na sua despedida no Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, a rainha mudou radicalmente a sua imagem à chegada a Itália
O primeiro visual de Letizia nesta visita de Estado foi dominado pela cor branca. Usou um casaco de um dos seus estilistas de maior confiança, Felipe Varela, que combinou com um cachecol à volta do pescoço que a protegeu do frio que dominou o dia. As calças palazzo também foram coordenadas cromaticamente.
De uma forma subtil, mas elegante, a monarca espanhola combinou as suas peças de roupa brancas com acessórios metálicos, tendo resgatado do seu guarda-roupa a clutch Lian e os sapatos de salto Mar da Magrit.
À medida que o dia avançou, a rainha tirou o casaco comprido e mostrou que as suas calças combinavam com um blazer de um só botão com lapelas de cetim da Mango.
No primeiro ato oficial em Roma
Para os seus eventos do dia seguinte, em Roma, Letizia vestiu um original conjunto de tweed cor-de-rosa, composto por um casaco com bordados à frente e ombros salientes e uma saia lápis de comprimento médio pertencente à coleção outono/inverno 2024-2025 de Carolina Herrera.
Como complemento, a antiga jornalista usou os sapatos Carlota da Magrit, que têm um acabamento plano e salto com quatro centímetros, e mala de mão da mesma marca.
Quanto a joias, destaque para os brincos Luzia 2 da Gold&Roses. Esta criação espanhola em ouro rosa e diamantes em forma de estrela custa 1.196 euros por unidade. A rainha pô-los, pela primeira vez, em junho de 2023, aquando do seu encontro com Rania da Jordânia, em Madrid.
No jantar de gala
Ao cair da noite, o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, ofereceu um banquete de gala no Palácio do Quirinal em honra do reis de Espanha. Nessa ocasião, Letizia prestou homenagem à moda italiana, usando um vestido preto da Max Mara. Esta criação, da linha Studio (639 euros), apresenta um corpete em georgette de seda pura, com ombros drapeados e adornados, e uma saia acetinada com acabamento liso.
Para combinar com o vestido italiano, usou as pulseiras gémeas Cartier. Estas joias de diamantes pertenceram à rainha Victoria Eugenia, que as mandou fazer para dar uma segunda vida a uma pequena coroa que o seu marido, Afonso XIII, lhe tinha oferecido.
Para terminar o look, a mãe de Leonor de Espanha trouxe de volta os seus saltos pretos envernizados da Magrit (290 euros), que usou pela primeira vez nos Prémios Princesa das Astúrias 2024, e clutch Aquazzura em cetim preto polido e fecho de latão adornado com cristais (1.195 euros).
Um elegante fato de “tweed”
Antes de viajar para Nápoles, a monarca participou no seu último evento em Roma durante a manhã: uma visita à sede da F.A.O. para um encontro com os espanhóis que trabalham nesta organização das Nações Unidas.
Para a ocasião, vestiu um fato de tweed, composto por um casaco (1620 euros) e uma saia lápis a condizer (615 euros), da firma italiana Alberta Ferretti, composto também por um sobretudo a condizer.
Como complementos, optou por peças pretas, como um cinto largo que acentuava a sua silhueta, sapatos Massimo Dutti e mala de mão da icónica Gucci (2.600 euros).
Ainda nos acessórios, destaque os brincos Estellar em prata com zircões e forma irregular, da marca espanhola Singularu.
O último ato oficial em Nápoles
O último ato oficial, antes do regresso a casa, foi a cerimónia de investidura de Felipe VI como doutor honoris causa pela Universidade Federico II, no Teatro San Carlos em Nápoles.
Neste evento, a rainha vestiu uma blusa de algodão branco com mangas de morcego e uma saia de tafetá cor de pedra com volume, pregas feitas à mão e bordados de cristais da The 2nd Skin Co. (coleção Tabloza primavera/verão 2025).
Como acessórios, usou pumps Magrit e mala Mica em tom camel da mesma marca (300 euros).
Para combinar com a roupa, Letizia optou por pequenos brincos vintage que já tinha usado, bem como o seu anel Coreterno.
Os 5 “looks” que Letizia usou para conquistar Itália